top of page
O futebol que se pratica hoje em dia não é o mesmo que se praticava há 39 anos quando o Brasil se tornou tricampeão mundial. Era um futebol lento e sem marcação, em que se faziam muitos gols; havia espaço para dribladores como Gérson, Tostão e Rivelino. No futebol de hoje em dia há muito coletivo, onde os jogadores são muito exigidos tática e fisicamente, e habilidade virou sinônimo de rapidez.

              Os técnicos ou treinadores de futebol evoluíram bastante, com muitas táticas defensivas ou ofensivas dependendo do jogo em si. O adversário é estudado meticulosamente. Há marcação homem a homem, por região etc. Há jogadores específicos para cada tipo de jogo. Não há mais a função de ponteiro; o lateral tem que defender e apoiar no ataque, e o atacante tem que ser completo, como ter bom chute e cabecear bem.

              O futebol que se vê é diferente, é mais rápido e objetivo. Há muitas jogadas ensaiadas; bons cobradores de pênaltis e faltas, que podem decidir um jogo. Há um antijogo; pois o número de faltas aumentou. Houve um avanço na preparação física dos jogadores, que precisam correr muito mais que antigamente.

              Os craques de hoje em dia são diferentes do passado, são rápidos e objetivos, não podem demorar com a bola nos pés, porque os marcadores também são rápidos e voltam rapidamente. E é no contra-ataque onde mais se faz gols, onde se ganha uma partida. Hoje em dia técnico é um estudioso do futebol, ganha jogo e é mais valorizado.

              
maxresdefault.jpg
40898384-soccer-football-evolution-sidek
bottom of page